Friday, November 27, 2009

Tempo Perdido / Legião Urbana

Tenho percebido de uma maneira diferente este grande mistério da humanidade que é o TEMPO. Sinto que estou ficando velho, pois tenho dito cada vez mais a frase clichê: "O tempo está voando, esse ano passou tão rápido".

Quando criança eu tinha muita dificuldade em entender frase como essa, pois pelo meu olhar infantil, o tempo é uma constante, cada minuto tem 60 segundos, cada hora 60 minutos, cada dia 24 horas e assim por diante, entao era muito estranho pensar que o tempo pode passar mais rápido ou mas devagar.

Demorei muito para entender que o tempo passa sempre realmente de maneira igual mas o que muda é a nossa PERCEPÇÃO sobre o tempo. É simples, se você pensar numa criança de 5 anos de idade, 1 mês representa 1/60 (um sessenta avos) de toda a sua vida e por isso parece que demora muito para esse tempo passar, mas se você perguntar para um senhor de 60 anos, o que é um mês ela vai te dizer que isso passa rápido pois representa apenas 1/720 (um setecentos e vinte avos) de sua vida!

Além disso também temos a diferença na percepção quando estamos fazendo algo prazeroso, ou algo entediante. Obviamente quando se está entediado parece que as horas não passam, mas ao fazer algo legal, mal nos damos conta quando olhamos novamente o relógio e vemos que 2 horas passaram num piscar de olhos.

Com o dinamismo de hoje em dia, com os avanços das comunicações, dos meios de transporte, tudo ficou muito mais rápido do que era antigamente. Isso contribui para que sejamos muito mais imediatistas, mais apressados e impacientes quando estamos esperando por algo.

Enfim todas essa reflexões eram somente para eu dizer mais um clichê: A vida é muito curta, e o tempo passa muito rápido. Por tanto aproveite, curta cada segundo, não deixe as oportunidades escaparem. Viva intensamente cada segundo!




Tempo Perdido
Legião Urbana
Composição: Renato Russo

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...

Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...

Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...

Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...

Tão Jovens! Tão Jovens!...

2 comments:

  1. tem tantio cliche pro tempo , dizer q ele resolve td , q ele é o melhpr remédio , eu nao acredito em nenhum....
    Tem q vive lo intensamente , ele só muda suas perspectivas e faz com q vc se acostume com novas coisas , a gente tem memso q viver mto intensamente , pq só assim ele passa rápido!

    ReplyDelete
  2. Brow,

    Tenho mais uma teoria sobre a nossa percepção da passagem do tempo. Quando vc ta mto inserido numa rotina, vc tem a percepção de que o tempo passou mais rápido, isso pq vc nao consegue diferenciar os momentos que vc viveu, dado que eles são todos mto parecidos. Ex: voltar pra casa depois do trabalho no transito; parece tudo a mesma coisa e qdo vc olha pra tras não consegue distinguir as diversas vezes que vc fez isso! Se vc fizesse coisas diferentes todo dia, acredito que sua percepção mudaria um pouco, pois vc teria um registro mental mais fiel do que vc fez nesse prazo de 1 ano..

    Jundas!

    ReplyDelete

Olá!

Muito obrigado por comentar no blog!

Fique a vontade para escrever o que você quiser.

E volte sempre!