Sunday, November 1, 2009

Amigos / With a little help From my friends

Sempre ouvi a frase que a coisa mais preciosa que temos na vida são os nossos amigos. Eu não tenho dúvidas de que isso seja verdade. Mas aí eu estou falando daqueles amigos de verdade. Posso dizer sem dúvida nenhuma que eu sou uma pessoa privilegiada pois eu tenho muitos que são realmente amigos.

Um dos fatores que eu considero que nos mostra quem são esses especiais, que são aqueles que você sabe que pode contar com eles para qualquer coisa, que se você precisar de um deles e ligar no telefone no meio da madrugada e falar que está com algum problema eles não exitarão. Sairão correndo no meio da noite colocar uma roupa qualquer e pegam o carro pra te encontrar. ao os caras com quem você quer estar para encher a cara, para contar as novidades, para chorar no ombro quando necessário. Aquele que está lá pro que você precisar, quando você precisar não importa a hora do dia ou da noite, do frio ou do calor. Pessoas com quem você pode de verdade compartilhar tudo.

Tem uma música do Oswaldo Montenegro que é muito bonita e muito triste também, chamada A Lista. A música começa assim:

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...

Eu tenho a sorte de poder dizer que a grande maioria dos meus amigos, mas amigos mesmo, eu conheço a mais de dez anos. Não que eu não tenha feito novos, coisa que com certeza eu fiz e os considero tão bons amigos quantos esses que eu conheço a mais tempo.

Sem contar que esses amigos com quem eu cresci junto o nível de intimidade é absurdo! As vezes nem é necessário falar nada, apenas com o olhar já se estabeleceu toda a comunicação necessária. São pessoas que quando um vai na casa do outro não se faz cerimônia, se você está com sede, você vai e abre a geladeira e pega o que você quer, nem se pergunta se pode. E uns ainda são mais caras de pau, ainda reclamam que a geladeira está vazia! Mas tudo bem, por que entre nós é assim. Até os pais já não se incomodam mais se estão no meio da sua sala as 4 da manhã, saem de pijama mesmo e ainda param pra dar oi! E pior, se você passa muito tempo sem ir lá, ainda reclamam que faz tempo que você não aparece, perguntam se está tudo bem por que você sumiu, mesmo que não tenha nem completado um mês que você esteve lá pela última vez.

Um dia desses, numa daquelas noites de conversas longas, noite a dentro, com muita narguila e papos mais variados, desde garotas, trabalho, piadas, futilidades da vida e filosofando, um desses cara me falou uma coisa que de verdade me emocionou, e muito. Pense num cara grande, grande mesmo, alto, tipo 1,87m, grandalhão, pesado, um cara de verdade grande. Estávamos falando sobre se mudar do Brasil, em morar fora, se gostaríamos de criar os nossos filhos aqui ou em outro lugar qualquer do mundo quando ele me falou:

- Sabe, um dos motivos que eu não quero sair do Brasil é por causa dos meus amigos, não consigo pensar em não estar perto dos meus amigos, de não estar no casamento deles. Jamais conseguiria por exemplo saber que a mulher de um dos meus melhores amigos ficou grávida e receber essa notícia por e-mail. Não é tão simples pegar um avião e atravessar o mundo para poder dar um abraço no meu amigo, e abrir uma garrafa de whisky tendo que passar x horas num avião pra isso. E na maternidade então? Com certeza teriam pelo menos uns 5 caras junto pra falar: O nosso filho nasceu!

Ouvir isso me emocionou muito, ouvir isso de um cara que eu conheço praticamente a vida inteira e que para quem não conhece pode até dizer que ele tem cara de mau, que é um grandalhão, mas naquele momento a única palavra que eu tenho para descrever essa atitude, é que ele foi fofo! Um cara daquele tamanho todo sendo fofo!

Esse é o tipo de cara que sem dúvida eu posso falar sem medo, esse é um amigo de verdade!


With a Little Help from My Friends é uma faixa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967, dos The Beatles. Cantada por Ringo e composta por Paul McCartney, exceto pela frase "What do you see when you turn on the lights? I can't tell you, but I know it's mine", que foi colocada por John Lennon. .
Também fez muito sucesso a regravação dessa canção com o cantor Joe Cocker; essa regravação se imortalizou na memória de muita gente pois foi utilizada como música-tema do seriado Anos Incríveis.





With A Little Help From My Friends

The Beatles

What would you do if I sang out of tune
Would you stand up and walk out on me
Lend me your ears and I'll sing you a song
and I'll try not to sing out of key
I get by with a little help from my friends
I get high with a little help from my friends
Gonna try with a little help from my friends
What do I do when my love is away
Does it worry you to be alone
How do you feel by the end of the day
Are you sad because you're on your own
I get by with a little help from my friends
I get high with a little help from my friends
Gonna try with a little help from my friends
Do you need anybody
I need somebody to love
Could it be anybody
I want somebody to love
Would you belive in a love at first sight
Yes, I´m certain that it happens all the time
What do you see when you turn out the light
I can´t tell you, but I know it's mine
I get by with a little help from my friends
I get high with a little help from my friends
Gonna try with a little help from my friends
Do you need anybody
I need somebody to love
Could it be anybody
I want somebody to love
I get by with a little help from my friends
Yes, I get by with a little help from my friends
With a little help from my friends

2 comments:

  1. a gnt tava falando sobre qual o post q eu gostei mais... acho q esse é o meu preferido, pelo texto, pela musica e por ter te encontrado ontem dps de quase 2 meses acho..
    so faltou a narga...

    ReplyDelete
  2. A música do Oswaldo Montenegro que você citou é uma das minhas letras favoritas!!!! Amei o texto e as curiosidades sobre a música dos Beatles!!!!

    ReplyDelete

Olá!

Muito obrigado por comentar no blog!

Fique a vontade para escrever o que você quiser.

E volte sempre!