Thursday, September 17, 2009

Shaná Tová – Feliz 5770

Primeiramente gostaria de pedir desculpas a todos aquele a quem eu posso ter magoado consciente ou inconscientemente. Peço também desculpas por estar enviando esta mensagem tão tarde, tão próximo já de Rosh Hashaná e que talvez vários dos destinatários deste e-mail não vão conseguir ler a tempo. Mas mesmo assim eu gostaria de que soubessem que eu lembrei de cada um de vocês, que cada um teve sua importância em minha vida e que eu de verdade desejo a todos os melhores votos possíveis, que sejam inscritos no Livro da Vida, da Saúde, da Prosperidade. Que D’us nos dê tudo aquilo que nós achamos que merecemos e não o que de fato merecemos.

Além de enviar somente uma mensagem com bons votos, que eu acho que é muito importante, mas eu gostaria de compartilhar com vocês um pouco dos estudos religiosos que eu tenho feito e um pouco dos meus pensamentos:

A época em que nos encontramos agora é propícia para grandes reflexões, uma pausa para avaliar tudo aquilo que fizemos durante o ano, os pontos positivos e negativos, quem nós magoamos ou quem nós fizemos felizes, onde erramos e onde acertamos, e essa avaliação é fundamental para podermos procurar corrigir os nossos erros para o novo ano que se inicia.

Diferentemente do Reveillon, o ano-novo judaico tem essa meta de não ser apenas uma confraternização e sim um momento de reflexões, rezas, pedidos e desculpas. É neste dia do ano que D ‘us com sua infinita sabedoria que jamais compreenderemos julga cada um de nós por nossos méritos, o que fizemos e o que deixamos de fazer, o que prometemos e não cumprimos e todos os critérios que não sabemos nem quais são, e nesse dia Ele faz a nossa inscrição no livro do que será a parte que nos cabe no mundo para esse ano que se inicia.

BeRosh Hashaná Ycatevun, UbeYom HaKippurim Ychateemun.

Em Rosh Hashaná D ‘us escreve e em Yom Kipur Ele carimba.

No período de 10 dias que compreendem entre Rosh Hashaná, também conhecidos como Asseret Yemei Teshuvá, Os Dez dias de Arrependimento, são a última chance de podermos anular os maus decretos que podem ter recaído sobre nós. Para cada dia da semana desses dias é como se fosse uma representação de cada dia da semana que passamos ao longo dos meses do ano anterior para podermos utilizar deste último recurso a nosso favor.

De verdade eu espero que todos possam receber todas as brachót que eu desejo a vocês, que tenhamos um ano bom e doce!!!

Feliz 5770

No comments:

Post a Comment

Olá!

Muito obrigado por comentar no blog!

Fique a vontade para escrever o que você quiser.

E volte sempre!